terça-feira, 17 de setembro de 2013

O golfinho, as baleias e a carpa











Golfinhos e baleias se engalfinhavam. A batalha renhida já durava muito tempo,quando, vindo das profundezas, uma carpa tentou reconciliá-los.Mas um dos golfinhos falou: 

Antes morrer sob os golpes de nossos adversários que te ter como mediador! 

Em tempos de conflito, os insignificantes querem se fazer de importantes. 

O leão e o golfinho
Um leão que perambulava por uma praia cruzou com o olhar de um golfinho. Logo convidou-o a se juntar a ele. 

Eu e tu faremos uma dupla perfeita, pois reinamos, tu sobre os animais marinhos, e eu sobre os terrestres. 

O golfinho aprovou com alegria essa idéia. Ora o leão mantinha de longa data uma guerra contra um touro selvagem. Pediu então a ajuda do golfinho. Mas este, por mais que tentasse sair da água, não conseguia, e o leão acusou-o de traição. O golfinho respondeu: 

Não me acuses, é minha natureza que me faz viver na água não me permite pisar em terra firme. 

devemos escolher os aliados que possam nos socorrer em hora de perigo. 

O macaco e o golfinho
Os marinheiros têm o hábito de levar a bordo cãezinhos de malta e macacos: esses animais os distraem enquanto navegam. Por isso um homem viajava em companhia de um macaco. Ora, na altura do cabo Súnio, no sul da Ática, estourou uma violenta tempestade. O navio naufragou e todos, o macaco inclusive, viram-se às voltas com as ondas. Um golfinho viu o animal e, achando que se tratava de um homem, colocou-o nas costas e levou-o à terra firme. Ao chegar a Pireu, o porto de Atenas, o golfinho perguntou se ele era ateniense. 

Sim respondeu o macaco , e de boa origem. 

E conheces o Pireu? perguntou o golfinho. 

É um dos meus melhores amigos respondeu o macaco. 

A impostura desagradou ao golfinho: mergulhou no mar profundo e o macaco morreu. 

Isto é uma advertência àqueles que, ignorando a verdade, procuram enganar os outros. 

O atum e o golfinho
Perseguido por um golfinho. um atum fugia provocando enormes remoinhos na água. Já estava prestes a a ser capturado quando, levado por sua própria força, foi dar sem querer na praia. O golfinho foi também lançado longe das águas. Vendo que seu inimigo estava morrendo o atum lhe disse: 

Para mim a morte não me entristece mais, pois comigo vai aquele que me levou até ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário